terça-feira, 11 de dezembro de 2012

EXAMENS LABORATORIAIS NA CRIANÇA

Muito tenho sido questionado no nosso Posto de Saúde a respeito da necessidade das crianças realizarem exames laboratoriais de rotina. Na realidade existe um grande mal entendido em relação a este assunto. 
A criança saudável não necessita de nenhum exame de rotina. Aliás até os 30 anos de idade os exames laboratoriais não trazem nenhum benefício do ponto de vista médico para o indivíduo a não ser em casos específicos. Portanto as pessoas tem de entender que os exames de laboratório somente tem valor se forem solicitados pelo médico que após ter realizado a consulta e o exame clínico queira COMPLEMENTAR o seu raciocínio com um exame de laboratório. 
O que a criança necessita é alimentação adequada, vacinas, higiene, (na minha opinião a higiene é o fator principal para que as crianças tenham um desenvolvimento saudável.), vigilância no crescimento, proteção, carinho e orientação para atividades esportivas.
O único exame hoje em dia obrigatório é o teste do pezinho (Triagem neonatal):é feito 48h depois do nascimento. O sangue do bebê é colhido a partir de um furinho em seu calcanhar e segue para análise. O exame tem por objetivo detectar doenças genéticas que podem se manifestar no futuro. Pelo teste, os médicos podem ver a presença de anemia falciforme (doença que destroe os glóbulos vermelhos do sangue) bem comum na nossa vila, Hiper tireoidismo ou hipo tireoidismo (doenças da tireoide), doenças do metabolismo como a fenilcetonuria (ausência de uma substância no bebê que pode causar retardo mental) e outras doenças que podem alterar o desenvolvimento da criança. O diagnóstico precoce permite o tratamento antes que os sintomas apareçam e tornem-se ireversíveis, como é o caso da deficiência mental.
O EXAME É OBRIGATÓRIO E GRATUITO.
Existe também o Teste do pezinho Ampliado que é mais completo e engloba 30 doenças, que podem ser diagnosticadas antes da aparição dos sintomas. É pago e não é obrigatório. Não está disponível no SUS.
Nos adolescentes atenção para a possibilidade de doenças sexualmente transmissíveis. Existem exames para Herpes genital,AIDS, HPV e Sífilis. São indicados para adolescentes que iniciaram a sua vida sexual. Devem ser pedidos pelo médico que vai analisar o comportamento de risco do jovem (frequência das relações sexuais, número de parceiros e uso de preservativo).
Portanto minhas queridas mães preocupem-se com a alimentação adequada dos seus filhos e com os hábitos de higiene da sua casa. Confie no seu médico ele saberá da necessidade de pedir ou não um exame de laboratório. O exame não vai revelar nada além do que ele encontrar no seu exame clínico.

QUALQUER DÚVIDA O NOSSO  POSTO DE SAÚDE ESTÁ Á SUA DISPOSIÇÃO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário