domingo, 23 de dezembro de 2012

NATAL 2012

Meus queridos amigos, estamos prestes a celebrar o Natal. 
É sempre muito difícil falar sobre esta festa que originariamente era uma festa pagã, que celebrava o nascimento do Deus sol por volta do dia 7 de Janeiro do calendário Juliano. Com a conquista pelos romanos dos países nórdicos a festa foi incorporada ao calendário cristão, juntamente com a comemoração do nascimento de Jesus. Isto ocorreu por volta do ano 354 e tornou-se oficial em 529 pelo imperador Justiniano.
Como vocês podem ver no decorrer dos séculos o Natal incorporou costumes e atitudes de diversos povos e culturas tornando-se assim hoje em dia uma festa UNIVERSAL.
Por ser Universal ela é interpretada de inúmeras e diferentes formas, sejam religiosas ou não.
Desta maneira o Natal acaba sendo uma festa muito importante para todos nós, mesmo para os ateus que como eu se criaram em meio a tradições cristãs. Não acredito na ressureição de Cristo mas acredito e prego a mensagem natalina de PAZ AOS HOMENS DE BOA VONTADE. Portanto para mim o espírito de Natal transcende à fé e não deveria ser patrimônio de nenhuma religião, grupo social, ou seita. Creio também que a transformação da festa de Natal apenas e tão somente em atividade comercial torna a humanidade tosca e desprovida de sensibilidade. De tudo o que já li quem melhor sintetizou os dez mandamentos da religião católica sob a visão de um ateu é Richard Dawkins.

1-Não faça aos outros o que não quer que façam com você;

2-Em todas as coisas, faça o possível para não provocar o mal;

3-Trate os outros seres humanos,as outras criaturas e o mundo em geral com amor,honestidade,fidelidade e respeito;

4-Não ignore o mal nem evite administrar a justiça,mas sempre esteja disposto a perdoar erros que tenham sido reconhecidos por livre espontânea vontade e lamentados com honestidade;

5-viva a vida com um sentimento de alegria e deslumbramento;

6-Sempre tente aprender algo novo;

7-Ponha todas as coisas a prova; sempre compare suas idéias com os fatos, e esteja disposto a descartar mesmo a crença mais cara se ela não se adequar a eles;

8-Jamais se auto censure ou fuja da discussão; sempre respeite o direito dos outros de discordar de você;

9-Crie opiniões  independentes com base em seu próprio raciocínio e em sua experiência; não se permita ser dirigido pelos outros;

10-Questione tudo

Estes preceitos reúnem o que há de melhor em todas as religiões aliados à cultura humanística implícita na ciência moderna. Ninguém precisa abrir mão da sua fé ou de suas crenças religiosas apenas pratica-las individualmente com todo o respeito que seu semelhante merece. Devemos contribuir para que o nosso mundo seja muito mais justo honesto e fraterno, mantendo a qualquer preço, o respeito e a tolerância ; afinal de contas somos uma tribo de 7 bilhões de seres navegando na nave terra num canto do vasto universo. 

Bom Natal 
e um abraço fraterno do

Dr. Begara

Um comentário:

  1. Prezado Dr. Begara,

    Se seguirmos tudo ao pé da letra, corremos o risco, principalmente com relação ao item 10, de sermos chatos ou inconvenientes.

    Abraço,
    Marco Aurelio Dutra

    ResponderExcluir