quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O Posto de Saúde está em Festa

Prezados amigos moradores da Vila de Cumuruxatiba.
 O nosso posto de saúde encontra-se em festa e nós todos os moradores estamos de Parabéns.Desde que aqui cheguei e comecei a exercer a minha atividade como médico do PSF 5 percebi rapidamente que para termos um atendimento adequado, personalizado e eficiente aos nossos cidadãos a palavra de ordem é:                         COMPROMISSO.
O compromisso na nossa profissão aborda vários aspectos. O primeiro deles é o compromisso pessoal com a própria profissão, ou seja, exercê-la com o maior rigor técnico e responsabilidade. O segundo aspecto do compromisso envolve comprometimento, comprometimento este com a nossa realidade e com os habitantes da nossa vila.
Muito bem: para que estes dois aspectos do compromisso sejam complementares existe uma única condição de importância fundamental.
O Profissional de saúde deve ser MORADOR E MEMBRO DA COMUNIDADE DE CUMURUXATIBA.
Nestes três anos e nove meses a frente do PSF5 passaram pelo posto 6 profissionais da área da enfermagem, profissionais estes todos de boa formação, porém nenhum morou na vila e se integrou com a comunidade. A verdade é que sempre trabalharam focando exclusivamente o dia em que iriam embora.
O Programa da Saúde da Família é calcado na figura da Enfermeira(o) tanto é que a chefia e coordenação do posto é prerrogativa do mesmo. O médico (este que vos escreve) ocupa posição hierarquicamente abaixo da enfermeira. O nosso sonho nestes anos sempre foi ter uma equipe compacta formada por moradores de Cumuruxatiba,pois somente assim poderíamos enfrentar as dificuldades que todos conhecem , assim como o descaso dos órgãos públicos com os nossos moradores. 
Pois bem o sonho se concretizou; fruto do trabalho e da pressão exercida por muitos de nós.
A nossa equipe finalmente é composta por moradores e membros da nossa comunidade.
A Enfermeira Najara Santana Rodrigues formada pela CESESB atualmente acabando a sua pós-graduação
finalmente assumiu a  função que lhe pertence por direito na minha opinião.
A Técnica de Enfermagem Edna de Oliveira Fernandes  da Gama veio substituir a auxiliar de enfermagem Maria Dajuda que preciosos serviços prestou a esta comunidade.
O restante do "time" conhecido por todos já é composto por membros da comunidade que se dedicam de corpo e alma dando o melhor de si aos seus conterrâneos.
PARABENS CUMURUXATIBA.
Não temos verbas, não temos medicamentos não temos equipamentos, não temos receituário, não temos telefone, não temos Internet, não temos a atenção necessária das autoridades, mas em compensação temos o que pouquíssimos lugares do mundo têm: GENTE.
GENTE COM COMPROMISSO, GENTE COM COMPROMETIMENTO, GENTE COM VONTADE DE TRATAR A SUA GENTE

Aproveito a oportunidade para agradecer publicamente em nome de todos os moradores da vila aos Drs: Ricardo e Andréia pelos serviços inestimados prestados a todos nos. Infelizmente Dr.Ricardo afastado por motivo de saúde e Dra.Andréia afastada e caluniada injustamente por motivos escusos não pertencem a nossa equipe no momento.
Temos certeza que o tempo fará justiça e muito em breve teremos a honra de tê-los novamente na nossa equipe, pois eles são GENTE da nossa GENTE.



2 comentários:

  1. Concordo completamente, amigo Begara... material, muitas vezes, podemos, com criatividade e boa vontade, improvisar e ultrapassar a carência... o que não dá pra improvisar é GENTE... ter gente boa na equipe deve ser, sem dúvida, a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª preocupação na escala de prioridades de um gestor de saúde (de resto, de todos gestores de qualquer área)... para mim, ser atendido com cuidado e carinho já é parte do caminho de cura... como morador da Vila de Cumuruxatiba fico feliz e tranquilo sabendo que podemos contar com um time de verdade no Posto de Saúde... ainda mais sabendo que este time torce e trabalha para ter de volta pessoas do quilate de Andrea e Ricardo... um grande abraço, Alexandre

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao resultado desta luta que é formar um time que realmente trabalha em prol da comunidade e não vê isso somente como cabide de emprego.
    Em todo lugar existem os descontentes e aqui os descontentes geralmente o são por quererem o impossível, pois vocês chegam muito perto disto.
    Sou muito grato a todo atendimento que tive e encaminhei ao posto, e coloco a saúde de meu filho aos cuidados de vocês, sem ressalvas.
    Janderson Martins.

    ResponderExcluir