sexta-feira, 15 de março de 2013

Mande o médico embora


19 de Dezembro de  1976.
Que data é essa? 
A data da minha formatura. 

Nesse dia me tornei médico, há exatamente 36 anos e 86 dias. Nestes anos todos a medicina evoluiu ou involuiu de maneira assombrosa dependendo do ângulo que  a vemos. Houve uma transformação muito grande na maneira como os médicos enxergam os problemas. Em outras décadas a preocupação era descobrir substâncias para que estas (remédios) resolvessem as doenças. Hoje sabemos que a grande maioria das doenças não tem cura. 
Tempo perdido ? 
Claro que não. Estas conclusões somente existem devido a anos e anos pesquisando medicamentos. A tática atual ,já que não conseguimos curar nada, seria qual?
A resposta parece difícil mas surgiu também com a evolução da própria medicina.

EVITAR OU IMPEDIR QUE AS DOENÇAS APAREÇAM.

Sabemos hoje que prevenir o surgimento de um sem número de doenças que se tornam crônicas e diminuem ou pioram a vida do indivíduo é muito mais fácil do que se pensava.
Não é necessário ser nutricionista nem esportista profissional para se ter uma alimentação adequada e um bom preparo físico. Na verdade os melhores resultados requerem muito pouco esforço e necessitam apenas atitudes que fazem parte do nosso dia-a-dia há décadas. 
Se é tão fácil porque isto não acontece?
Não acontece porque os nossos hábitos foram modificados pela sociedade pós industrial, que visa única e exclusivamente fazer o indivíduo gerar mais riqueza ,custe o que custar, para poder retirar deste indivíduo o maior lucro possível ,custe o que custar.
Não é difícil perceber que o "custe o que custar" é nada mais nada menos do que a SAÚDE. Olhando por este prisma justificamos a involução da medicina.
Percebemos com isto que utilizar medicamentos, em muitos casos, faz muito mais mal do que bem.
Quem criou os remédios?
Paracelso um suíço nascido no século XVI ,sem nenhuma formação acadêmica, é considerado o pai da farmacologia. Ele afirmava que as doenças eram desequilíbrios químicos do organismo que retornariam ao normal com a ingestão também de substâncias químicas. Também afirmou e talvez este tenha sido seu grande mérito:
A diferença entre um remédio e um veneno é a quantidade que se toma.
O uso indiscriminado de remédios podem causar danos tão graves quanto os males que eles deveriam remediar.
O que fazer?
Usar o mínimo de remédios necessários. Quanto menos medicamentos tomarmos,melhores serão as implicações para a saúde.
Remédios devem ser receitados pelo médico; mesmo assim devem ser evitados, um número enorme de medicamentos são prescritos levianamente. O médico tem o dever de dar uma chance para que as pessoas resolvam o seu problema. O importante é prestar atenção ao que o seu corpo lhe diz, e não superprotege-lo ás custas de medicamentos. A avaliação e a maneira como abordamos a doença é individual e varia de acordo com o histórico de cada um. Quanto mais informação você levar a seu médico maior a chance de ele poder te ajudar.

Exemplo prático da nossa Vila.

Uma das situações mais comuns e que mais me irrita no nosso posto de saúde é o pedido das mães para fornecer receita para "remédio para vermes".
Vamos aos fatos o medicamento hoje em dia mais utilizado no nosso meio é o Albendazol.
Sabemos que o Albendazol além de matar os vermes causa:
 Malformações congênitas em gestantes,vertigens,dor de cabeça, secura na boca, dor de estômago, dor de barriga,náuseas,vômitos, diarreias,fadiga ,reações alérgicas com coceira e manchas pelo corpo,febre queda de cabelo e insuficiência hepática (dano para o fígado).
Qual é a alternativa?
FÁCIL. 
Uma higiene adequada com a criança,
unhas cortadas sem sujeira, 
quintal limpo sem lixo,
evitar que a criança ande descalça,
lavar as mãos das crianças e dos adultos sempre que for comer ou manipular a criança,
lavar a mão sempre que for ao banheiro,
pingar hipoclorito de sódio 3 gotas por litro de água para beber,
colocar o lixo somente na rua pouco antes do caminhão passar,
Cobrar das autoridades
 ÁGUA ENCANADA E TRATADA,
ESGOTO OU ORIENTAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE FOSSAS SÉPTICAS.


No entanto as mães se acham as melhores mães do mundo quando vão ao posto e dão aos seus filhos:
 REMÉDIO PARA VERME.

Um Abraço a todos
Dr. Begara

Nenhum comentário:

Postar um comentário