Sua Gravidez






Nesta nova página vamos mostrar para nossas jovens mamães o que acontece com elas na gravidez e como se desenvolve o bebê de 4 em 4 semanas.
A gravidez diferentemente do que todo mundo pensa não se desenvolve em 9 meses e sim em 10 meses (40 semanas)


Você esperava a sua menstruação e ela não chegou,se ela não chegou, este é o primeiro sinal de que você pode estar grávida. Externamente o seu corpo não apresenta nenhuma transformação porém, internamente já acontecem inúmeras modificações. Enjôos e até vômitos podem acontecer, as mamas aumentam de tamanho e ficam doloridas.Um simples teste de farmacia positivo já indica que você está gravida.
Procure imediatamente nosso posto de Saúde, faça a sua matrícula com nossa enfermeira,e inicie seu PRÉ NATAL. Neste instante o seu bebê é apenas um embrião. 

4 semanas de gravidez

Na semana anterior a placenta e o cordão umbilical já se formaram e começaram a fornecer oxigênio para o seu bebê. Ele já está alimentado, aquecido, protegido e com todo o seu amor iniciando o seu crecimento

2ºMês (8ªsemana) O Bebê mede 20mm


Apenas 20mm esse é o tamanho do seu bebê quase um feijão; porém não se iluda ele está crescendo a todo vapor. A placenta já está filtrando com muita eficiência o que chega até ele. 
Mesmo assim evite medicamentos drogas, cigarro; afaste-se de pessoas com doenças infecciosas como rubéola e catapora. Nesta fase se forma o sistema respiratório e começam a delimitar-se os ombros e a cintura.O embrião está prestes a tornar-se um feto.

8 semanas de gravidez  

Você ainda não tem aquela barriga de grávida mas internamente o seu útero está amolecendo para melhor acomodar o embrião. Logo logo, sua cintura vai se alargar e você notará outras mudanças no seu corpo.Os cabelos ficam mais brilhantes a sua pele se pigmenta podendo aparecer manchas no rosto. Não se preocupe após o parto elas desaparecerão.Procure evitar o sol e use protetor. O seu estomago passa a produzir mais ácido o que pode levar a uma azia incômoda.Conver-se com o seu médico ele resolve isso facilmente.

3º Mês (12ªsemana) O Bebê tem unhas

Seu bebê dobrou de peso nos últimos 15 dias.Pesa 14g e mede 60mm, mora num casulo do tamanho de uma bola de tênis. As cordas vocais estão em formação os dedos se alongam se separam e as unhas crescem. Já consegue responder a alguns estímulos pisca, mexe os dedos, abre a boca e ensaia fazer xixi; pois os rins estão praticamente prontos.

Semana 12 de gravidez 

Você já percebeu a pequena saliência que está se formando em seu abdomem.   
Provavelmente suas antigas calças nem cabem mais ou estão apertadas.
Isso esta acontecendo porque finalmente seu corpo começa a refletir as notáveis mudanças que ocorrem dentro dele; são os sinais de gravidez se tornanado mais evidentes. As mamas podem aumentar de tamanho e ficar doloridos como na época da menstruação. Os mamilos se tornam pesados e as aréolas mais escuras. Além disso,talvez você comece a engordar.
Deste momento em diante as náuseas e enjôos que tanto incomodavam nas primeiras semanas vão desaparecer,seu apetite vai voltar e não estranhe se começar a ter muita fome. Não é a toa pois o bebê necessita de proteínas vitaminas e sais minerais para se desenvolver com saúde. 

4ºMês (16ªsemana)  Orgãos Formados

Seu futuro bebê está se divertindo,dá cambalhotas embora você não perceba esses movimentos até a 18ª ou 20ª semana.Ele pesa 80g e mede 10cm. Todos os orgãos estão presentes e se desenvolvendo.
Os ossos fortificam e o sistema circulatório e urinário estão sendo aperfeiçoados. Prepare-se ele vai dobrar de peso nos próximos 15 dias.

16 semanas de gravidez


Agora o seu metabolismo está adaptado à gravidez. 
você deve estar ouvindo muitos elogios. Não é por menos. As mulheres tendem a ficar mais bonitas e radiantes nesta fase da vida.Há uma explicação para isso. Além da felicidade de ser mãe o aumento do volume do sangue (cerca de 50%) está por trás disto tornando a pele mais reluzente e corada.Continue comendo alimentos ricos em ferro pois eles estimularão a produção de glóbulos vermelhos no seu sangue e no seu filho. Não se esqueça de comer com calma pois a sua digestão está mais lenta.

5ºmês 20ªsemana Colostro

Nesta altura o seu bebê pesa 250g e cerca de 16cm. Todo o seu corpo está   coberto por uma substância branca e oleosa chamada "vernix caseoso" uma espécie de pomada que protege a pele do bebê. Não se esqueça que ele está   mergulhado dentro do útero cheio de água (liquido amniótico). 
Esta substância também vai ajudar o bebê a escorregar na descida do parto no fim   da gravidez.


20 semanas de gravidez
Por volta desta época você percebe a saida de um líquido branco no mamilo da sua mama.
Trata-se do colostro, o leite que amamenta o rescem nascido nas primeiras mamadas.  
É possivel que você tenha notado um aumento da umidade da sua vagina,a chamada leucorreia da gravidez. Estes sintomas não impedem em nada fazer sexo. Escolha posições cômodas e confortáveis e invista em noites de amor.Qualquer dúvida converse com seu médico.

6º mês (24ªsemana)  Estrias e Humor

O seu bebê já tem 21cm,mas pesa 500g.
Muitas transformações continuam acontecendo em seu corpo As celulas continuam em franco desenvolvimento para que ele atinja um peso final de 3Kg. 
Os pulmões começam a produzir uma substância chamada surfactante que garante a respiração do bebê nos primeiros momentos fora da barriga da mamãe e assim ter fôlego para abrir o berreiro.

24 semanas de gravidez
Nos últimos dias, sua barriga cresceu e     seus quadris se alargaram, sinais de que seu corpo está se adaptando para acomodar o bebê cada vez maior. 
Ele está se preparando para o parto.
Com o crescimento da barriga a pele estica abruptamente as fibras elásticas podem se romper e as estrias aparecem. Previna esta situação passando cremes hidratantes a base de amêndoas; o quanto antes melhor.  
Nesta fase, algumas mulheres sentem tonturas ao se levantar rapidamente. Pode ser a chamada hipotensão postural,uma queda na pressão que faz o sangue descer do cérebro rápidamente. 
Em alguns casos tonturas podem denunciar problemas como anemia ou alterações com os níveis de açucar do sangue.
Converse com o seu médico. Não se preocupe com as suas alterações de humor, ele varia muito por conta das os cilações dos hormónios; tenha paciência.


7ºmês (28ªsemana) Respiração Dificil


O seu bebê mexe para lá e para cá ele curte um vidão dentro do útero.
Nesta semana, seu bebê começou a adquirir mais gordura no corpo e está ficando rechonchudo.
O cérebro continua em plena atividade, numa evolução constante que continuará quando o pequeno nascer.
A retina capta a luminosidade do ambiente.
A visão está bastante aguçada.


28 semanas de gravidez

Nesta fase a sua barriga é o seu cartão de visita.Você está linda. Valorize-se. Dessa maneira você dará menos impor   tância aos sintomas desagradáveis da   gravidez,como a dificuldade de respirar.
O mexe mexe do bebê empurra o seu diafragma e isso torna a respiração mais difícil dando a sensação de falta de ar. Algumas gestantes reclamam também de sangramento pelo nariz e nariz entupido.Não se preocupe na gravidez a mucosa nasal pode dilatar-se um pouco e provocar esta reação. Evite medicação converse com seu médico para obter alívio.

8ºMês (32ªsemana) Coração da Grávida

O seu pequeno está com quase 2 Kg e parece distante do mundo.
Na verdade ele está conectadíssimo com tudo o que acontece do lado de fora. Percebe os ruídos e a mudânça da luminosidade dos ambientes onde voçê está. Aliás o bebê consegue mover não apenas os olhos mas também o corpo todo, os braços as pernas e a cabeça. Ai está a explicação para os chutes que voçê tem sentido ultimamente.Seu filho está cheio de energia e não vê a hora de sair para se aninhar nos seus braços.

32 semanas de gravidez

Haja Coração este orgão a partir desta semana trabalha 25% a mais do que o habitual para dar conta do aumento de sangue que é em torno de 2,5 litros.
Nesta fase você deve conversar muito com o seu médico sobre os sintomas que merecem atenção redobrada na reta final.Ele esclarecerá que os sangramentos dores de cabeça e algumas contrações podem ser sinais de alerta. A azia pode aumentar e o apetite diminuir pois o bebê empura o seu estomago para cima. Coma várias vezes ao dia em pequenas quantidades. 

9º Mês (36ªsemana) Reta Final

O seu bebê está totalmente apto para mamar;ele desenvolveu os movimentos reflexos para tal.
Já tem garantida a sua sobrevivência fora do útero pois mamando ele crescerá e se desenvolverá.
O espaço dentro do útero fica cada vez mais apertado mas ele já pesa em torno de 2,5 Kg e mede 45cm,vai acumulando gordura gradativamente para regular a sua temperatura quando estiver fora do útero. As feições vão se delimitando melhor. A natureza está dando seus últimos retoques no novo ser.

36 semanas de gravidez


Nesta hora você está gravidíssima, a sua barriga está com 36 cm e o bebê comprime com a cabeça a sua bexiga, dai o corre corre que acontece com frequência para ir ao banheiro. Reduza o sal da alimentação para diminuir o inchaço nas pernas comum nesta fase.
Capriche na sua alimentação frutas, legumes e verduras são fundamentais neste momento.
Abuse da nossa água de côco que é um exelente hidratante.

9,5Mês  (38ªsemana) Chegando o Parto

O seu bebê está pronto para nascer,a pele está se modificando para melhor proteção contra o meio externo a frequência cardíaca aumenta até 160 batimentos por minuto; o pulmão está pronto para funcionar assim que nascer.


38 semanas de gravidez


Se você está trabalhando esta é a hora de solicitar a sua licença maternidade.     
A sua barriga está medindo de 36 a 38cm você está com dificuldade para dormir e precisa descansar. 
Não relaxe da alimentação procure distrair-se.
O grande momento está para vir relaxe e descanse.

10ºMês (40ª semana) Contrações

Peso 3,5Kg comprimento de 48 a 50cm tudo está certo e não há mais duvidas o grande momento está chegando.O seu bebê libera cortisona substância que estimula a contração do útero e o trabalho de parto se inicia.
Um minúsculo embrião evoluiu e pouco a pouco se transformou em um ser vivo dotado de inteligência e habilidades pronto para viver a seu lado.
Parabens sejam Felizes 

40 semanas de gravidez


Prepare a sua mala daqui a pouco as contrações começarão inicialmente devagar cada vez mais intensas.Quando você contar 3 contrações fortes mais ou menos de 1 minuto em um prazo de 10 minutos a hora chegou. Vá para a maternidade. Outros sinais indiretos de que o parto está se iniciando são: perda de "água" (rutura da bolsa), ou discreto sangramento,ou perda de uma secreção espessa de muco (tampão cervico vaginal).
Se esse momento passar não se preocupe o seu filho tem mais duas semanas para nascer 42 semanas é considerado normal. 


Tudo isto será possivel se você fizer um bom 
PRÉ NATAL
Estamos aguardando você no nosso Posto de Saúde

As imagens e partes deste texto foram extraídos do site bebe@abril.com.br


Um comentário:

  1. Excelente texto! Simples, esclarecedor e importante. Parabéns!
    Luís Aquino
    Pousada Ingá

    ResponderExcluir