quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Dia Mundial da AIDS

Prezados amigos de Cumuruxatiba, após encerarmos o mês de Novembro -dedicado à Saúde do Homem- iniciamos Dezembro comemorando o  dia Internacional da AIDS no dia 1°. Muito bem ,o que é AIDS? A AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida,  causada pelo HIV (vírus da imunodeficiência adquirida). 
Este vírus  ataca o sistema imunológico, sistema responsável pelas defesas do organismo contra doenças, e seu  comprometimento permite  que doenças teoricamente comuns e de fácil resolução evoluam para a morte. 
Ter o HIV é o mesmo que ter AIDS?
Não! Existem muitas pessoas portadoras do vírus (soropositivos) que vivem muitos anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Porém todos os soropositivos (pessoas portadoras do vírus) podem transmitir a doença a outras pessoas , através de relações sexuais desprotegidas, de compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho,tanto durante a gravidez quanto através da amamentação.
Há alguns anos atrás, receber o diagnóstico de AIDS era praticamente o mesmo que receber uma sentença de morte. Mas, hoje em dia é possível ser soropositivo e continuar vivendo com qualidade de vida, basta tomar a medicação adequada e seguir as recomendações médicas. Quanto antes soubermos da doença maiores serão as chances de tratamento, aumentando a sobrevida do portador. Ocorrendo a contaminação o sistema imunológico começa a ser atacado e é exatamente  na primeira fase da doença, chamada de infecção aguda , que ocorre a incubação do HIV. Este período leva de três a seis semanas; enquanto o nosso organismo leva de 30 a 60 dias para produzir anticorpos. Os primeiros sintomas são muito semelhantes à gripe, como ,febre alta e mal estar, porém  na fase seguinte o vírus vai se modificando e agredindo constantemente as defesas do organismo. A maioria dos casos passam desapercebidos. Este período pode durar muitos anos e ser assintomático. A terceira fase caracteriza-se por baixa imunidade e pelo aparecimento das doenças oportunistas, provocando  sintomas como febre, diarreia ,suores noturnos e emagrecimento. A  partir desta fase a evolução da doença é rápida e letal.
Uma vez diagnosticada, o que fazer?
Em primeiro lugar procurar o seu médico para estabelecer uma estrategia para o seu tratamento, pois na realidade  cada caso é um caso. Primeiramente o acompanhamento médico e laboratorial periódico é fundamental, e se houver necessidade, inicia-se o tratamento com medicação adequada distribuida pelos postos de saúde.    A medicação anti retroviral (cocktail) deverá ser iniciada em momento oportuno. A vida do  paciente com AIDS é totalmente normal, inclusive do ponto de vista sexual desde que utilize preservativo. Alimentação adequada e balanceada; exercícios físicos regulares, integração social fazem com que a imunidade seja preservada prolongando a sobrevida do paciente.
A final de contas como podemos evitar esta praga?
É muito fácil:

Basta evitar realações (homo ou heterosexuais) com   pessoas infectadas sem a utilização de preservativo, não compartilhar seringas e agulhas ,principalmente, no uso de drogas injetáveis e não reutilizar  objetos perfuro cortantes com presença de sangue ou fluidos contaminados pelo vírus HIV.  

Não se descuide


Esta é a solução

Vejam a seguir este vídeo premiado internacionalmente produzido  para uma campanha anti AIDS na França.




Dr. Begara

Nenhum comentário:

Postar um comentário