terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Por que o mundo é das Mulheres


Muito se fala a respeito desta afirmação e a resposta é muito simples: elas são mais saudáveis. Portanto meu amigo se você acha que o sexo frágil é o feminino você está totalmente enganado. O sexo mais frágil é o masculino.
Desde o nascimento em todas as faixas etárias o homem é muito mais frágil e morre antes.
As meninas já na vida intra-uterina são maiores se desenvolvem  mais rapidamente e apresentam menos complicações, crescem mais rápido até a adolescência, falam antes e tem melhor desempenho escolar.
No começo da idade adulta os homens tornam-se mais fortes e ai começam os problemas. Violência, brigas de transito, atividades ilícitas, homicídios. Para vocês terem idéia entre 20 e 30 anos para cada 5 pessoas que morrem 4 são homens. Com isto as mulheres vivem 7,6 anos mais do que o homem em todo o transcursa da vida.
Mesmo assim os homens continuam a considerar as mulheres o sexo frágil  e devido a esse pensamento  preconceituoso são objeto de maior taxa de mortalidade tanto na vida adulta como na terceira idade. As causas são alimentação inadequada excesso de álcool e fumo sedentarismo e principalmente a ausência de ações médicas sejam preventivas ou não.O HOMEM DE UMA MANEIRA GERAL FOGE DO MÉDICO.
Por outro lado o médico também tem dificuldades em lidar com o sexo masculino, pois quem freqüenta mais as unidades de saúde são mulheres crianças e idosos. Este fato faz com que os homens se afastem do atendimento (não se sentem atendidos adequadamente).
Cabe aos médicos e ao sistema como um todo entender e melhorar a saúde do homem e conseqüentemente da sociedade.Existe um falso conceito de que a saúde do homem resume-se apenas a próstata e a sua função sexual. Na realidade o homem compartilha com a mulher todas as outras doenças existentes e leva a pior. O importante é lembrar que durante toda a vida os homens apresentam taxa de mortalidade maior do que a das mulheres seja por fatores biológicos sociais seja por preconceito por isso toda a rede de atenção primária  a saúde tem que estar preparada para atender o verdadeiro sexo frágil O HOMEM.
Apesar de recentemente tudo o que foi mencionado estar freqüentemente divulgado pelos meios de comunicação os homens tendem a ignorar os sinais e sintomas visitam menos o seu médico comparecem menos ao posto de saúde e dificilmente pedem ajuda  quando vivem problemas emocionais.
Daí o meu apelo à população masculina de Cumuruxatiba Utilizem mais o posto de saúde. Ele pode fazer com que você viva mais e melhor.

Saúde a todos
  Dr. Begara


Nenhum comentário:

Postar um comentário