quinta-feira, 3 de abril de 2014

COMO A MEDICINA DA DOENÇA FUNCIONA

Aos 35 anos mais ou menos, você tem uma depressaozinha, uma tristeza meio persistente: prescreve-se FLUOXETINA.
A Fluoxetina dificulta o seu sono. Então prescreve-se CLONAZEPAN o Rivotril da vida. O Clonazepan o deixa meio bobo ao acordar e reduz a sua memória.
Você volta ao Doutor.
Ele nota que você aumentou de peso. Aí, prescreve SIBUTRAMINA.
A Sibutramina o faz perder uns quilinhos, mas lhe dá uma taquicardia incômoda. Novo retorno ao doutor. Além da taquicardia, ele nota que você, além da batedeira no coração, também está com a pressão alta. Então prescreve LOSARTANA E ATENOLOL, este último para reduzir a taquicardia.
Você já está com 40 anos e toma: Fluoxetina,Clonazepan, Sibutramina, Losartana e Atenolol. Parece adequado ao seu médico um "polivitamínico". Como o doutor não entende nada de vitaminas e minerais; manda que você compre um polivitamínico de A a Z da vida que para muito pouca coisa serve. Mas, na mídia, Luciano Huck disse que esse é ótimo. Você acreditou e comprou.
Lamento.
Já se vão R$ 350,00 por mês. Pode pesar no orçamento. O dinheiro a ser gasto em investimentos e lazer, escorre para o ralo de indústria farmacêutica.
Você começa a ficar nervoso, preocupado e ansioso (apesar da Fluoxetina e do Clonazepan), pois as contas não batem no fim do mês. Começa a sentir dor de estômago e azia. 
Seu intestino fica "preso". Vaia a outro doutor. Prescrição: OMEPRAZOL+DOMPERIDONA+LAXANTE "NATURAL".
Os sintomas somem, mas só os sintomas, apesar da "escangalhação" que virou sua flora intestinal.
Outras queixas aparecem. 
Dentre elas uma é particularmente perturbadora aos 45 anos, apenas, você não tem mais potência sexual. Além de estar "brochando" com frequência, tem pouquíssimo esperma e a libido está embaixo dos pés. Para o doutor da doença, isso não é problema. Até manda você escolher o remédio: SILFADANIL , TADALAFIL , LODENAFIL , ou VARDENAFIL, escolha por pim-pam-pum. Sua potência melhora, mas, como consequência, esse remédios dão uma tremenda dor de cabeça, palpitação, vermelhidão e coriza. Não há problema, o doutor aumenta a dose de ATENOLOL e passa uma  NEOSALDINA para você tomar antes do sexo. Se precisar, instila um "remedinho" para seu corrimento nasal, o que sobrecarregará o seu coração.
Quando tudo parecia solucionado aos 50 anos você percebe que seus dentes estão apodrecendo e caindo.
(entre nós, é o antidepressivo).
Tome grana para gastar com dentista. Nesta mesma época, outra constatação: sua memória está falhando bem mais que o habitual. Mais uma vez, para seu doutor, isso não é problema: GINKGO BILOBA é prescrito.
Nos exames de rotina o famoso "Chek up" sua glicose está 110 e seu colesterol em 220. Nas costas da sua receita o doutor prescreve METFORMINA+SINVASTATINA. "É para evitar Diabettes e Infarto", diz o cuidador da sua saúde (?!)
Aos 50 e poucos anos, você já toma:FLUOXETINA, CLONAZEPAN, LOSARTANA, ATENOLOL, POLIVITAMÍNICO de A a Z, OMEPRAZOL, DOMPERIDONA, LAXANTE "NATURAL" SILDENAFIL,VARDENAFIL,LODENAFIL ou TALADAFIL, NEOSALDINA (ou "Neusa" , como chamam), GINKGO BILOBA, METFORMINA E SINVASTATINA (convenhamos, isso está muito longe de ser saudável!). Mil reais por mês! e sem saúde!!!!
Entretanto, você ainda continua deprimido, cansado e engordando.O doutor, de novo troca a Fluoxetina por DULOXETINA, um antidepressivo "mais moderno". Após dois meses você se sente melhor (ou um pouco "menos ruim"). Porém, outro contratempo surge o novo antidepressivo o faz urinar demoradamente e com jato fraco. Passa a ser necessário levantar duas vezes à noite para mijar. Lá se foi seu sono, seu descanso extremamente necessário para sua saúde. Mas isso é fácil para seu doutor: ele prescreve TANSULOSINA, para ajudar na micção, o ato de urinar. Você melhora, realmente, contudo... não ejacula mais. Não sai nada! 
Vou parar por aqui. É deprimente. Isso não é medicina  não é saúde.
Essa história termina com uma situação cada vez mais comum: a DERROCADA EM BLOCO da sua saúde. Você está obeso, sem disposição com sofrível ereção, e memória e concentração deficientes, diabético hipertenso e com suspeita de câncer. Dentes: nem vou falar. O peso elevado arrebentou seu joelho (um doutor cogitou até colocar uma prótese). Surge na sua cabeça a ideia maluca de procurar um CIRURUGIÃO BARIÁTRICO, para "reduzir seu estômago" e um PSICOTERAPEUTA para cuidar de seu juízo destrambelhado; é aconselhado.
Sem grana, triste, ansioso, deprimido, pensando em dar fim a sua minguada vida e...DOENTE,  muito doente! apesar dos remédios (ou por causa deles!!).

E a Indústria farmacêutica? 
"Vai bem, obrigado!", mais ainda com sua valiosa contribuição!"por anos ou décadas. 
E o seu doutor? Bem obrigado!", graças à sua doença ( ou à doença plantada passo-a-passo em sua vida).

Nem tudo está perdido. 
Alguns médicos, infelizmente ainda poucos, já se aperceberam que tudo está errado e procuram direcionar a vida dos seus pacientes de forma diferente, com menor custo e muito mais saúde.
Cabe a voçê a escolha. 
Boa sorte


Fonte: Dr. Carlos Bayma

























quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA

 Começa a circular a transcrição de uma entrevista feita com o atual Papa quando ele era o então Cardeal Bergoglio, na Argentina. Na realidade, foi uma emboscada realizada pelo jornalista Chris Mathews da MSNBC, mas Bergolio encurralou Mathews de tal forma que a entrevista nunca foi ao ar porque, ao perceber que seu plano havia falhado, Mathews arquivou o vídeo. Porém, um estudante de Notre Dame, que prestava serviços sociais na MSNBC, apoderou-se dele e o deu para seu professor.

O destaque da entrevista é a discussão sobre a pobreza. A entrevista começou quando o jornalista, tentando embaraçar o Cardeal, perguntou-lhe o que ele pensava sobre a pobreza no mundo.

O Cardeal respondeu:
" - Primeiro na Europa e agora nas Américas, alguns políticos têm se dedicado a endividar as pessoas, fazendo com que fiquem dependentes.
- E para quê? Para aumentar o seu poder. Eles são grandes especialistas em criação de pobreza e isso ninguém questiona. Eu me esforço para lutar contra esta pobreza.
- A pobreza tornou-se algo natural e isso é ruim. Minha tarefa é evitar o agravamento de tal condição. As ideologias que produzem a pobreza devem ser denunciadas. A educação é a grande solução para o problema.
- Devemos ensinar as pessoas como salvar sua alma, mas ensinar-lhes também a evitar a pobreza e a não permitir que o governo os conduza a esse estado lastimável "

Mathews pergunta: - O senhor culpa o governo?

" - Eu culpo os políticos que buscam seus próprios interesses. Você e seus amigos são socialistas. Vocês (socialistas) e suas políticas, são a causa de 70 anos de miséria, e são culpados de levar muitos países à beira do colapso. Vocês acreditam na redistribuição, que é uma das razões para a pobreza. Vocês querem nacionalizar o universo para poder controlar todas as atividades humanas. Vocês destroem o incentivo do homem, até mesmo para cuidar de sua família, o que é um crime contra a natureza e contra Deus. Esta vossa ideologia cria mais pobres do que todas as empresas que vocês classificam de diabólicas”.

Replica Mathews: - Eu nunca tinha ouvido nada parecido de um cardeal.

" - As pessoas dominadas pelos socialistas precisam saber não têm que ser pobres"

Ataca Mathews: - E a América Latina? O senhor quer negar o progresso conseguido?

"O império da dependência foi criado na Venezuela por Hugo Chávez, com falsas promessas e mentindo para que se ajoelhem diante de seu governo. Dando peixe ao povo, sem lhes permitir pescar. Se na América Latina alguém aprende a pescar é punido e seus peixes são confiscados pelos socialistas. A liberdade é castigada.
- Você fala de progresso e eu falo de pobreza. Temo pela América Latina. Toda a região está controlada por um bloco de regimes socialistas, como Cuba, Argentina, Equador, Bolívia, Venezuela, Nicarágua. Quem vai salvá-los (a América Latina) dessa tirania?"

Acusa Mathews: - O senhor é um capitalista.

" - Se pensarmos que o capital é necessário para construir fábricas, escolas, hospitais, igrejas, talvez eu seja capitalista. Você se opõe a este raciocínio?"

- Claro que não, mas o senhor não acha que o capital é retirado do povo pelas corporações abusivas?

- "Não, eu acho que as pessoas, através de suas escolhas econômicas, devem decidir que parte do seu capital vai para esses projetos. O uso do capital deve ser voluntário. Só quando os políticos se apropriam (confiscam) esse capital para construir obras públicas e para alimentar a burocracia é que surge um problema grave. O capital investido voluntariamente é legítimo, mas o que é investido com base na coerção é ilegítimo ".

- “Suas idéias são radicais”, diz o jornalista.

- "Não. Há anos Khrushchev advertiu: "Não devemos esperar que os americanos abracem o comunismo, mas podemos ajudar os seus líderes com injeções de socialismo, até que, ao acordar, eles percebam que abraçaram o comunismo". Isto está acontecendo agora mesmo no antigo bastião da liberdade. Como os EUA poderão salvar a América Latina, se eles próprios se tornarem escravos de seu governo? "

Mathews diz: - “Eu não consigo digerir (aceitar) tal pensamento”.

O Cardeal respondeu: - "Você está muito irritado porque a verdade pode ser dolorosa. Vocês (os socialistas) criaram o estado de bem-estar que consiste apenas em atender às necessidades dos pobres, pobres esses que foram criados por vocês mesmos, com a vossa política. O estado interventor retira da sociedade, a sua responsabilidade. Graças ao estado assistencialista, as famílias deixam de cumprir seus deveres para obterem o seu bem-estar, incluindo as igrejas. As pessoas já não praticam mais a caridade e veem os pobres como um problema de governo. - Para a igreja já não há pobres a ajudar, porque foram empobrecidos permanentemente e agora são propriedade dos políticos. E algo que me irrita profundamente, é o fato dos meios de comunicação observarem o problema sem conseguir analisar o que o causa. O povo empobrece e logo em seguida, vota em quem os afundou na pobreza "

 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Papai Noel em Cumuru

Prezados amigos pela quarta vez consecutiva o "bom velhinho" apareceu pelas nossas paragens.
Numa iniciativa de vários amigos de Cumuru e com o apoio da equipe de Saúde do PSF 5, Noel apareceu pela praia montado num corcel branco deixando as crianças extremamente excitadas e curiosas. 
Tivemos também apresentações do Curumin Batuque e do  grupo Abadá de capoeira o que abrilhantou mais a festa. Após a entrega dos presentes para todas as crianças foi servido um lanche e bolo regados a refrigerantes. Confesso que me emocionei com as cenas que presenciei.
Aproveito a oportunidade para desejar para todos os moradores da nossa Vila um FELIZ NATAL e um ANO NOVO cheio de saúde, esperança e realizações.

Dr. Begara

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Dia Mundial da AIDS

Prezados amigos de Cumuruxatiba, após encerarmos o mês de Novembro -dedicado à Saúde do Homem- iniciamos Dezembro comemorando o  dia Internacional da AIDS no dia 1°. Muito bem ,o que é AIDS? A AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida,  causada pelo HIV (vírus da imunodeficiência adquirida). 
Este vírus  ataca o sistema imunológico, sistema responsável pelas defesas do organismo contra doenças, e seu  comprometimento permite  que doenças teoricamente comuns e de fácil resolução evoluam para a morte. 
Ter o HIV é o mesmo que ter AIDS?
Não! Existem muitas pessoas portadoras do vírus (soropositivos) que vivem muitos anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Porém todos os soropositivos (pessoas portadoras do vírus) podem transmitir a doença a outras pessoas , através de relações sexuais desprotegidas, de compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho,tanto durante a gravidez quanto através da amamentação.
Há alguns anos atrás, receber o diagnóstico de AIDS era praticamente o mesmo que receber uma sentença de morte. Mas, hoje em dia é possível ser soropositivo e continuar vivendo com qualidade de vida, basta tomar a medicação adequada e seguir as recomendações médicas. Quanto antes soubermos da doença maiores serão as chances de tratamento, aumentando a sobrevida do portador. Ocorrendo a contaminação o sistema imunológico começa a ser atacado e é exatamente  na primeira fase da doença, chamada de infecção aguda , que ocorre a incubação do HIV. Este período leva de três a seis semanas; enquanto o nosso organismo leva de 30 a 60 dias para produzir anticorpos. Os primeiros sintomas são muito semelhantes à gripe, como ,febre alta e mal estar, porém  na fase seguinte o vírus vai se modificando e agredindo constantemente as defesas do organismo. A maioria dos casos passam desapercebidos. Este período pode durar muitos anos e ser assintomático. A terceira fase caracteriza-se por baixa imunidade e pelo aparecimento das doenças oportunistas, provocando  sintomas como febre, diarreia ,suores noturnos e emagrecimento. A  partir desta fase a evolução da doença é rápida e letal.
Uma vez diagnosticada, o que fazer?
Em primeiro lugar procurar o seu médico para estabelecer uma estrategia para o seu tratamento, pois na realidade  cada caso é um caso. Primeiramente o acompanhamento médico e laboratorial periódico é fundamental, e se houver necessidade, inicia-se o tratamento com medicação adequada distribuida pelos postos de saúde.    A medicação anti retroviral (cocktail) deverá ser iniciada em momento oportuno. A vida do  paciente com AIDS é totalmente normal, inclusive do ponto de vista sexual desde que utilize preservativo. Alimentação adequada e balanceada; exercícios físicos regulares, integração social fazem com que a imunidade seja preservada prolongando a sobrevida do paciente.
A final de contas como podemos evitar esta praga?
É muito fácil:

Basta evitar realações (homo ou heterosexuais) com   pessoas infectadas sem a utilização de preservativo, não compartilhar seringas e agulhas ,principalmente, no uso de drogas injetáveis e não reutilizar  objetos perfuro cortantes com presença de sangue ou fluidos contaminados pelo vírus HIV.  

Não se descuide


Esta é a solução

Vejam a seguir este vídeo premiado internacionalmente produzido  para uma campanha anti AIDS na França.




Dr. Begara

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A SAÚDE DO HOMEM

Ola! amigos de Cumuruxatiba Estamos em pleno mês dedicado à saúde do homem.
Alguém poderá perguntar que novidade é esta.
É simples: a saúde do homem estava incluída nos programas da saúde do adulto (20 a 59 anos).
Nestes anos verificou-se que a adesão dos homens aos programas de saúde é irrisório. Sem entrar no mérito da questão temos as seguintes evidências estatísticas:

Acada 3 mortes de adultos 2 são homens

A cada 5 jovens que morrem entre 20 e 30 anos 4 são homens

Homens vivem em média 7,5 anos menos que as mulheres

Quais as causas que levam a estes resultados preocupantes:

1º-Homicídios
2º-Acidentes de trânsito e veículos motorizados de transporte de passageiros.
3º-Doenças cardio vasculares
4º-Doenças neuro vasculares
5º-Cirrose e outras moléstias do Fígado

A partir dai em 2009 foram estabelecidas as diretrizes para a SAÚDE DO HOMEM.

Aqui em Cumuruxatiba esta tarefa tornou-se bem mais simples pois as duas principais causas de óbito masculino praticamente inexistem.
Todo mundo sabe que as doenças cardio vasculares e neuro vasculares estão intimamente ligadas aos chamados fatores de risco a seguir; hipertensão arterial, diabetes, hipercolesterolemia, obesidade, alcoolismo tabagismo e sedentarismo.
A cirrose está associada também ao alcoolismo.

O QUE FAZER?

É MUITO SIMPLES:

1- Consulta Médica Periódica a partir de 45 anos se até lá estiver tudo bem.

2- Evitar excesso de peso e praticar alguma atividade física 30 a 45 minutos 3 vezes por semana.

3- Deixar de fumar e consumir bebidas alcoólicas com moderação. Alimentação adequada e balanceada.

Existem dois aspectos fundamentais quando falamos em saúde do homem:
O primeiro são as doenças da próstata  e o segundo é a co-responsabilidade masculina em relação a programação familiar.
O câncer de próstata após o câncer de pele é o maior responsável pelos óbitos por câncer no homem. Ele é totalmente curável se descoberto na sua fase inicial. Ele não é previsível, ou seja não existe prevenção existe diagnóstico precoce. Quem pode orientar como isto pode ser feito é o seu médico. Não existe nenhum exame, nenhuma atitude isolada capaz de te livrar do câncer de próstata. Você juntamente com o teu médico vão avaliar qual a melhor estrategia para desenvolver um programa periódico para o eventual diagnóstico do câncer de próstata.
Em relação a programação familiar cada vez mais o homem moderno tem participado juntamente com a sua parceira do planejamento familiar.
Esta participação masculina é exercida através da vasectomia. 
Método consagrado, extremamente simples de realização ambulatorial e baixo custo, torna avida sexual do casal extremamente agradável e prazerosa afastando definitivamente o fantasma da gravidez indesejável.
Felizmente está sendo bem aceita pela nossa população masculina, já realizamos seis no nosso posto de saúde e o interesse vem aumentando. 
Portanto meu amigo:
O seu maior aliado para prolongar e tornar a  sua vida mais agradável é o seu médico. Não fuja dele, estenda a sua mão; juntos o caminho a ser percorrido será muito mais agradável e seguro.

Dr. Begara