quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ainda Sobre o Lixo

Em tempos pré-eleitorais muito se tem comentado na nossa vila sobre os candidatos a prefeito sejam amarelo vermelho ou verde, muito tem se falado sobre os postulantes à Câmara dos Vereadores sejam A,B,C,D,E,F,G,H,I,J,K,L (são doze se a memória não me falha) e nada absolutamente nada tem sido dito a respeito da nossa participação individual neste processo.
A imagem ao lado se repete diariamente em qualquer local da nossa vila.
O que a imagem reflete é que as pessoas estão pouco se lixando para as suas responsabilidades individuais no processo de melhoria das condições de vida e saúde da nossa vila. Todo mundo quer que o seu candidato se eleito for resolva com um passe de mágica todos os problemas,sem nenhum tipo de ônus seja financeiro ou participativo.
LEDO ENGANO
Não existe a menor possibilidade de nenhuma melhoria através de ações das autoridades se não houver melhorias nas atitudes e costumes de nós moradores. O Lixo na nossa vila é tratado como se fosse elemento de decoração das nossas sofridas ruas. Ao que parece o nosso povo que "goza de saúde invejável" faz questão diariamente de se autocontaminar, contaminar os seus filhos e, os filhos dos outros com as mais variadas tipos de enfermidades participando assim com orgulho e com lugar de destaque da nossa sociedade decadente e enferma.
As pessoas que colaboraram com esta obra de arte no sábado passado deram oportunidade aos seus filhos (que ali brincam todos os dias) vizinhos e transeuntes do local de se contaminarem com:
CÓLERA, FEBRE TIFOIDE, ESQUISTOSSOMOSE, DIARREIA INFECCIOSA, VERMINOSES, AMEBÍASE, TRACOMA, PESTE BUBÔNICA, LEISHMANIOSE, DENGUE, TÉTANO, CISTICERCOSE, FILARIOSE, GIARDIASE, SALMONELOSE, TOXOPLASMOSE, TRIQUINOSE, MALÁRIA, FEBRE AMARELA, DIFTERIA, HANTAVIROSE, TENÍASE , para lembrar das mais importantes.
Como vocês puderam perceber meus amigos se todos os candidatos a prefeito e vereador da nossa vila ganhassem a eleição ao mesmo tempo não seriam suficientes nem em número (15) para combater as doenças potencialmente existentes nesta esquina.
Se vocês tiveram a paciência de aumentar a imagem vocês perceberão a presença de várias fraldas de recém nascido ocupando lugar de destaque na nossa "obra artística". Como o lixeiro sabidamente não passa aos domingos a nossa "obra" ficou exposta durante o fim de semana inteiro recebendo alguns toques de requinte dos urubús e vira-latas da região.
Finalmente após a coleta na segunda feira nos deparamos com as crianças da vizinhança perambulando por ali descalços jogando bolinha de gude no sacrosanto solo onde outrora estivera a "obra de arte".
Já na terça feira atendemos alguns moradores vítimas do fim de semana artístico, no nosso glorioso Pôsto de "Doencas" (Saúde).
Para os amantes das atividades turísticas poderíamos ter no nosso calendário "A SEMANA DO LIXO" com concurso e prêmios para a rua mais suja, para o latão mais pútrido, talvez para a família mais porca relaxada e poluidora.
É uma idéia, aliás alguém me pediu uma idéia para o feriado de XV de Novembro. O feriado cai numa quinta. Poderiamos ficar sem coleta na sexta e na sábado. O juri percorreria as ruas da vila no domingo e o resultado seria divulgado à noite, com a devida premiação. 

Dr. Begara

Nenhum comentário:

Postar um comentário